domingo, 21 de julho de 2013

Semiótica - Nível Narrativo

''No nível narrativo, entram em cena sujeitos em busca de valores investidos em objetos, traçando percursos que se relacionam às oposições do nível fundamental.'' (''A semiótica no espelho'', Lúcia Teixeira).

Proposta de análise:

1. Considere o fragmento da música A história de Lily Braun, transcrita a seguir. Faça uma análise desse fragmento textual, considerando a relação entre sujeito e objeto, e suas transformações. Utilize as suas considerações sobre a música para explicar sucintamente em que consistem as operações do nível narrativo do percurso gerativo de sentido, em seus componentes sintático e semântico.

2. Considerando os quatro modos de manipulação que estudamos na semiótica discursiva, analise a estratégia mobilizada no fragmento da letra da música A história de Lily Braun. Defina em que consiste essa estratégia e justifique a sua resposta com base em trechos extraídos do texto.


Como num romance
O homem dos meus sonhos
Me apareceu no dancing
Era mais um
Só que num relance
Os seus olhos me chuparam
Feito um zoom [...]
E voltou
Me ofereceu um drinque
Me chamou de anjo azul
Minha visão
Foi desde então ficando flou
Como no cinema
Me mandava às vezes
Uma rosa e um poema
Foco de luz
Eu, feito uma gema
Me desmilingüindo toda
Ao som do blues


(A história de Lily Braun, Maria Gadú)

Você pode ouvir a música A história de Lily Braun no link:

http://www.youtube.com/watch?v=rabzeHnZrUU

P.s.: As questões deverão ser respondidas nos comentários desse post!!

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Em minha leitura, observo a sedução, estratégia de manipulação dentre as quais estudamos, sendo mobilizada no fragmento da letra de música em análise. E esse mecanismo identificado, ao ser aplicado, tem a finalidade de fazer com que o sujeito queira passar por uma transformação. Tal compreensão pode ser obtida a partir da leitura dos trechos a seguir: “E voltou / Me ofereceu um drinque / Me chamou de anjo azul / Minha visão / [...] Me mandava às vezes / Uma rosa e um poema / Foco de luz / Eu, feito uma gema / Me desmilingüindo toda / Ao som do blues".

    ResponderExcluir
  3. Nesse texto o sujeito seria Lily e o objeto o homem dos sonhos. Ela passa do estado inicial: não ter companhia para o estado final: ter a companhia do homem ideal. Essa transformação acontece por meio da sedução, porque ela recebe vários agrados para ser conquistada e chegar ao estado final.

    ResponderExcluir
  4. Manipulação: a sedução do homem dos sonhos de Lily Braun.
    Competência: o homem dos sonhos, neste caso, parece saber que pode seduzir e também a forma como seduzir.
    Performance: o homem, para seduzir Lily Braun, oferece a ela um drink e a chama de "anjo azul", além de mandar às vezes uma rosa e um poema. Essa seria a mudança do estático, em que ele está apenas a observando, para o movimento, ação propriamente dita.
    Sanção: Lily Braun se desmilinguiu, ficou derretida, ou seja, tudo o que o homem dos sonhos fez para conquistá-la deu certo!

    ResponderExcluir
  5. Ótimos comentários, Claudio, Jessica e Alexandra!
    Agora, será que dos modos de manipulação só aparece mesmo a sedução? "Rosa", "poema", "drink"... funcionam do mesmo modo que o chamar de "anjo azul"?

    ResponderExcluir
  6. Feita a distinção entre narratividade (transformação entre dois estados presente em todos os textos) e narração (classe de discurso), consideramos que todo texto possui uma narrativa mínima a ser analisada, todo texto possui narratividade. Podemos dizer que há dois tipos de enunciados elementares em uma narrativa, os de estado e de fazer. Na música temos a personagem da autora como sujeito e amor de um homem como objeto. Os enunciados de estado apontam, inicialmente, para a disjunção entre sujeito e objeto : ''Como num romance; O homem dos meus sonhos; Me apareceu no dancing''. Depois junção: '' Como no cinema; Me mandava às vezes; Uma rosa e um poema''. Os enunciados de fazer indicam a transformação : ''Os seus olhos me chuparam;E voltou; Me ofereceu um drink; Me chamou de anjo azul''.
    As estratégias presentes na música são a sedução e a tentação, que consistem basicamente em o manipulador manifestar um juízo positivo sobre o manipulado a fim de leva-lo a acreditar que tem vontade de fazer algo e oferecer recompensas levando o manipulado a ter essa vontade, como: ''Me ofereceu um drink; Me chamou de anjo azul''.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a apresentação dos tipos de manipulação. Vocês acham que no trecho " os seus olhos me chuparam/feito um zoom[...]/E voltou" também seria um tipo de sedução?

    ResponderExcluir
  9. Pensando no conceito teórico/semiótico de sedução creio que não, mas se pensarmos como a sedução aparece no cotidiano sim.

    ResponderExcluir
  10. No texto é apresentado como sujeito Lily e o objeto,o homem idealizado por ela. Assim Lily passa da sua realidade, para a imaginação acompanhada do homem de seus sonhos. A performance: "Minha visão/Foi desde então ficando flou", pois neste trecho ocorre uma transformação da visão de Lily; a manipulação de forma positiva aparece no trecho:"Me chamou de anjo azul", aqui Lily é seduzida pelo homem dos seus sonhos, e "Me mandava às vezes/Uma rosa e um poema" me parece ser um exemplo de tentação realizada pelo homem idealizado por Lily; a sanção:"Eu, feito uma gema/Me desmilingüindo toda, Lily foi conquistada pelas atitudes do homem dos seus sonhos;
    e a competência seriam os atributos, as atitudes carinhosas do homem, como chamar Lily de 'anjo azul".

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, agora um detalhe: na letra da música, quem está manipulando quem? Se aceitamos que a manipulação é dirigida pelo homem a Lily, como pensar a relação entre sujeitos e objetos, hein?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela letra da música eu tinha pensado a Lily como objeto valor e o sujeito como o homem. Porque ele é quem se utiliza de objetos modais, como o drinque e etc para ganhar a atenção da Lily, manipulá-la. Antes ele era mais um na multidão para ela. No caso, ele está manipulando Lily, ele a deseja no início da história, não o contrário. Lily nem o percebe até que ele, pela sedução e tentação faz com que ela queria ficar com ele também.

      Excluir
  12. 1 – Todo texto, ainda que não seja uma narração, é dotado de narratividade (o percurso que leva a uma transformação, passando de um estado inicial para um final). A partir desta afirmação, podemos analisar um texto levando em consideração o trajeto de um sujeito em busca de um objeto. Nesta busca, o sujeito poderá entrar em conjunção com o tal objeto, ou em disjunção, até chegar ao estado final.
    Na música, vi o sujeito como sendo o homem e o objeto a Lily Braun, já que o que ocorre é a busca do homem pela Lily e não ao contrário (apesar de a voz da música ser a de Lily). Lily Braun encontra-se em disjunção com o homem, mas este, desejando uma conjunção com a mulher (isso pode ser percebido no início da música, em que é percebida a busca do homem por Lily, em: “O homem dos meus sonhos/me apareceu no dancing (...) Os seus olhos me chuparam, feito um zoom”). A partir de estratégias de manipulação, o homem e Lily Braun, então, entram em conjunção (isso pode ser percebido no decorrer da música, em: “me ofereceu um drink/me chamou de anjo azul (...) me mandava às vezes / uma rosa e um poema”. Estes elementos analisados fazem parte do componente sintático do nível narrativo. O componente semântico pode ser obtido a partir da averiguação dos objetos modais e dos de valor: os modais são necessários para realizarem a performance principal do decorrer do texto, em meio aos acontecimentos subjacentes; os de valor são os objetos que entram em conjunção ou disjunção com o objeto valor, na performance principal. Na música analisada, os objetos modais são “o drinque”, o elogio de “anjo azul”, “uma rosa e um poema” etc. Isto é: os agrados que o homem oferece para Lily. O objeto valor, na verdade, é Lily Braun mesmo, pois ela é o objeto o qual o homem busca e se esforça para entrar em conjunção.

    2 – Na estrutura de narrativas mais complexas, podemos encontrar quatro elementos que a organizam: a manipulação, a competência, a performance e a sanção. Na manipulação, tomando a música dada como análise, o homem estimula Lily Braun para uma transformação: a de também desejá-lo e de entrar em conjunção com ele. Na competência, devemos analisar a capacidade do sujeito de manipular o objeto valor par ama transformação. Neste momento, entram os meios de de manipular a partir da tentação, sedução, provocação ou intimidação. Na música dada, vejo os recursos de tentação e de sedução, em que encontramos a persuasão do sujeito (o homem) em aspectos positivos para estimular o objeto (Lily Braun) a entrar em conjunção com ele (o que, no caso, é a transformação desejada). Para comprovar isso, recorro às marcas na música: O sujeito não só oferece a Lily várias coisas como “a rosa”, “o poema” e “um drinque” (o que seriam estratégias de sedução), mas também a faz um elogio pessoal, chamando-a de “anjo azul” (o que, ao meu ver, constitui a estratégia de tentação).
    Depois, temos a performance, que é a transformação de fato, onde entram em prática os enunciados de fazer (e não mais os de estado, que constituem o momento do sujeito). Isso pode ser percebido a partir do momento em que o homem a chama de “anjo azul”: ela fica, desde então, com a visão “flou”, e toda “desmilinguida”. Por último, ocorre a sanção, que é o desfecho do texto. No caso da música analisada, o estado final foi a conjunção entre o homem e Lily Braun, caracterizando um final positivo, pois o sujeito satisfez-se e conseguiu o que buscava.


    Eu acho........ kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karlla, só um detalhe: tentação e sedução ficam invertidas nos exemplos que você citou... :-)

      Excluir
    2. Ah é, a sedução que valoriza os aspectos positivos da pessoa. Mas foi erro mesmo, sem desculpa. Na verdade as diferenças entre os elementos de manipulação são bem sutis, né?

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Acredito que o sujeito Lily tem como objeto valor (a felicidade) e está em disjunção com este.Quando o homem dos seus sonhos aparece,ela passa a estar em conjunção com seu objeto valor.
    A manipulação ocorre pelo homem dos sonhos de Lily,através da tentação e da sedução.O manipulador seduz Lily com o uso de adjetivos (“Me chamou de anjo azul”) e para tentá-la,ele a faz se sentir um ser único e o mais especial daquele local.
    A competência pode ser marcada nos atributos e habilidades possuídos pelo homem para exercer a manipulação em Lily e consequentemente sua transformação.
    A performance,transformação,ocorre no momento em que Lily se deixa envolver e encantar-se pelo homem que lhe apareceu no dancing.
    Se analisarmos somente o trecho acima,constataremos que a sanção (resultado) se dá quando Lily entra em conjunção com o seu objeto valor juntamente com o homem idealizado por ela.Mas se formos um pouco mais adianta e olharmos para a música inteira,veremos que o objeto modal de Lily é o casamento e que através deste objeto ela entra novamente em disjunção com seu objeto valor e tem um final infeliz.Já o homem casado com Lily alcança o seu objeto valor,que seria a posse dela,através do objeto modal casamento.

    ResponderExcluir